Um comerciante abordou o prefeito de Salvador, ACM Neto, na manhã desta Segunda-feira,13 e fez um apelo para a reabertura dos shoppings. Emocionado, o homem falou das dificuldades que empresários do setor têm enfrentado nos últimos meses. [Assista o vídeo completo abaixo]

“Pelos meus três filhos, libere nossas lojas. Lá nos shoppings, o senhor vai ter mais controle do que a feira de São Joaquim, do que qualquer comércio deste de bairro. Por favor, meu irmão eu te peço… pelos meus três filhos. Eu não sei mais o que eu faço para pagar minhas contas e manter meus empregados”, disse o homem.

Os shoppings da capital baiana estão fechados desde 21 de Março, quando entrou em vigor um decreto que proíbe o funcionamento de vários estabelecimentos outros estabelecimentos e serviços.

Sobre o apelo do comerciante, o prefeito ACM Neto disse que a reabertura dos shoppings pode acontecer com a testagem de 20% dos funcionários dos shoppings, mas que pode haver flexibilização com os funcionários das lojas.

“É claro que o ideal seria que todos os funcionários pudessem ser testados. A gente sabe que isso vai ser difícil. Tive, no final de semana, pelo secretário da Luiz Carreira, que é quem está cuidando disso pra mim, da Casa Civil, é que o acordo seria de testar 20% de funcionários do comércio. Então, ao invés de testar 100% seria testar 20%. E aí, a última informação que eu tive, eu vou ter agora uma reunião no começo da tarde, com minha equipe de protocolo onde eu vou ter informação de como é que ficou ajustado”, disse.

“Essa decisão não é só da prefeitura. Nós temos duas equipes trabalhando, que é a da prefeitura e do governo do estado. No que depender da gente, da prefeitura, não tem problema em fechar o acordo em relação a testar 20% das pessoas. A ideia seria fazer por amostragem. É a última informação que eu tive. Eu vou ter uma reunião hoje à tarde sobre isso, para bater o martelo. Eu não quero antecipar nada porque o pessoal trabalhou aí no final de semana e eu só vou me atualizar à tarde”, afirmou.

“Para mim a coisa importante que eu tinha colocado como ponto meu, era a testagem dos funcionários dos shoppings, porque o shopping tem outra estrutura, outro recurso, outro tudo. Em relação aos funcionários das lojas, eu acho que a gente, de fato, tem que flexibilizar…Claro que, nem sempre o cenário ideal é o cenário possível, o ideal seria o que? Testar todo mundo. Mas se não dá para testar todo mundo, não adianta querer trabalhar com um cenário irreal. Então, vamos consultar o que é possível, com a consciência que sempre fizemos”, disse o prefeito.