A partir desta Segunda-feira,10, estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus serão testados para o novo Coronavírus. A ação nos dois municípios prossegue até o dia 21 de agosto, com o atendimento das 8:00 às 17:00 horas.

No primeiro dia, apenas os professores e os funcionários serão testados. Já a partir de Terça-feira,11, serão testados os estudantes por meio de um cronograma organizado em cada escola, com o agrupamento em ordem alfabética, para evitar aglomeração.

Em Ilhéus, serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários de 18 escolas, incluindo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem ocorrerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários.

“Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e funcionários das escolas; dos Núcleos Territoriais de Educação; e da parceria fundamental da Secretaria da Saúde do Estado, das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da Educação. É mais uma decisão que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

A diretora do Núcleo Territorial de Itabuna (NTE 05), Leninha Vila Nova, destaca a importância da iniciativa. “É uma ação preventiva e de prioridade, pois uma vez testando os estudantes, que são assintomáticos na sua maioria, a gente pode diagnosticar para que tomem todos os cuidados necessários e não contaminem seus familiares”.

A iniciativa, que faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo, já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Atualmente, ocorre no município de Jequié, até o dia 14 de agosto, quando chegará a mais de 10 mil pessoas testadas em toda a ação.

Para o atendimento, todas as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os estudantes e demais pessoas a serem testadas deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais de testagem. Ao entrar, eles serão direcionados para que façam a higienização correta das mãos.