A Câmara de Vereadores de Itabuna, foi notificada nesta Terça-feira,11, da decisão judicial que extinção do cargo do prefeito Fernando Gomes (PTC) e a suspensão dos direitos políticos por três anos. A decisão, tomada no último dia  07, atende a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O prefeito é apontado por improbidade administrativa. O juiz ainda determina que, no prazo de 15 dias, o presidente da Câmara Municipal declare a extinção do mandato do prefeito e emposse o vice-prefeito Fernando Vita.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Itabuna informou que o prefeito Fernando Gomes ainda não foi notificado da decisão da justiça.

No início do mês de julho, em um anúncio, nas redes sociais, sobre as ações municipais referentes ao comércio durante a pandemia do novo coronavírus, Fernando Gomes fez um comentário que causou polêmica. O prefeito declarou por meio de um vídeo nas redes sociais, afirmando que o comércio reabriria “morra quem morrer”. Ainda no mesmo período, o gestor afirmou que não houve “descaso” com vítimas do Covid-19, ao falar declaração polêmica.