Feira de Santana, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual.

A Bahia foi o quarto estado em número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2019 feitas pelo Disque 100. Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Feira de Santana, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual.

De acordo com o conselho, na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram por dia, entre 2011 e o primeiro semestre de 2018, algum tipo de violência sexual. O estado registrou 16.175 casos no Dique 100.

Só no primeiro semestre deste ano, o estado já registrou 454 denúncias, o que faz com que o estado ocupe o quarto lugar com maior o número absoluto de denúncias feitas pelo disque 100, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), de Feira de Santana, registrou no primeiro semestre desse ano, 13 atendimentos em crianças vítimas de violência sexual. Em todo o ano passado, foram 69 casos.

“Às vezes, a família chega com um relato de que houve uma queda. Uma vez que a gente acha que pode ter tido uma violência sexual, a gente vai iniciar um protocolo com assistente social,às vezes a gente precisa da ajuda da assistência psicológica”, disse a pediatra do HEC, Elis Almeida.

Mas nem todos os casos chegam aos hospitais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Feira de Santana, registrou 45 atendimentos de janeiro a junho desse ano.