Moradores de Caraíva, distrito de Porto Seguro, pedem a suspensão da retomada do turismo na localidade e reclamam da falta de protocolos específicos para reabertura das atividades no local. Segundo eles, turistas estão descumprindo medidas previstas nos protocolos sanitários, e transitando sem máscara, causando aglomerações, e já houve ameaças à população com arma de fogo.

O turismo é a principal atividade comercial de Porto Seguro, e ficou suspenso por cinco meses, por causa da Covid-19. A prefeitura da cidade autorizou, por meio de decreto, a reabertura das atividades na Terça-feira 1º.

Agora, os moradores pedem que essa retomada seja adiada,maus uma vez, porque a população não está segura com a reabertura. A Associação dos Nativos de Caraíva publicou uma carta aberta sobre a situação e o documento foi entregue à prefeitura.

“Nossa preocupação maior é com o protocolo para o lugar. A gente saber que Caraíva está distante da sede e a gente não tem nenhum protocolo de como é controlada a entrada de turistas, nenhuma barreira sanitária. A comunidade é vulnerável. Nós temos bastante idosos. Estamos totalmente desamparados pelo poder público”, disse Lucas Borges, presidente da associação.

Em nota, a prefeitura de Porto Seguro disse que está conversando com a comunidade, hoteleiros, e demais comerciantes de Caraíva, e adotando medidas diferenciadas a partir dos resultados dessas discussões.

A nota disse também que a maioria dos representantes da comunidade concorda com a retomada gradativa das atividades econômicas da vila, seguindo os protocolos sanitários. Falou também que placas no distrito com indicativos de que é obrigatório o uso da máscara são instaladas. Além disso, a nota pontuou que as fiscalizações são realizadas no local.