A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (2), em Camacã-Ba, o ex-prefeito de Itagimirim Rogério Andrade, que é acusado de ser o mandante da morte do então prefeito Rielson Santos Lima. O crime ocorreu no dia 29 de julho de 2014, no centro da cidade.

Rielson Santos tinha 51 anos e foi assassinado a tiros em frente à praça Castro Alves no momento que conversava com comerciantes locais. De acordo com as investigações, Rogério Andrade, então vice-prefeito, contratou pistoleiros para assassinar a vítima para assumir o cargo. Andrade assumiu o comando do município do extremo-sul da Bahia um dia depois do crime.

Rogério Andrade assumiu a prefeitura 1 dia após a morte de Rielson e ficou 2 anos e 5 meses no cargo

Um dos suspeitos de atirar em Rielson Santos foi preso no dia 6 de agosto em Brasília. O acusado, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi detido por agentes da Coordenadoria da Polícia Civil em Eunápolis, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal.

Rogério Andrade ficou no cargo por 2 anos e 5 meses. Ele se candidatou à reeleição em 2016, mas foi derrotado.

Conforme o inquérito, Rogério Andrade conseguiu extraviar cheques da Prefeitura de Itagimirim para saudar uma dívida com um grupo de ciganos. Ao descobrir a fraude, o prefeito Rielson, resolve sustar os cheques.

Ameaçado e constrangido publicamente pelos agiotas, o então vice-prefeito resolver matar o gestor. Ele acreditava que assumindo a prefeitura, conseguiria saldar a dívida.

QUEIMA DE ARQUIVO

Para a polícia, Jamilton, preso em Brasília, foi o executor do assassinato. Jamilton resolver mudar para Brasília com o pai, a mãe e um irmão, pouco mais de um ano após a morte de Rielson. Ele sentia-se ameaçado depois da morte de outro irmão, “Sandro Seco”, também investigado pela morte do ex-prefeito. Jamilton acreditava que Rogério Andrade tinha encomendado a morte do irmão, como queima de arquivo.