Após mais de oito meses, donos de pousadas na Bahia começam a se organizar para a retomada das atividades de turismo e a preparação para o feriadão de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, e também Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

Com a necessidade do isolamento social por causa do novo coronavírus, foram publicados decretos no começo de abril que proibiam o transporte em várias cidades do estado.

As medidas de isolamento, que visam reduzir o grau de contágio da Covid-19 entre a população brasileira e evitar sobrecarregar o sistema de saúde nacional, afetaram o turismo, que é um serviço não essencial.

Entretanto, passado o longo tempo de prejuízos por causa dos portões fechados, as prefeituras das cidades baianas começaram a anunciar flexibilizações e os donos de pousadas tiveram que estudar a fundo os protocolos específicos e investir em ações de prevenção ao vírus.

Turistas e moradores locais começaram a preparar as mochilas e procuraram destinos como Jaguaripe, no recôncavo da Bahia, Caraívas, no sul do estado, Morro de São Paulo, que fica no baixo sul e Barra do Jacuípe, litoral norte, conhecidos pelas belezas naturais.