“As pessoas tendem a pensar ‘no dia 1º de janeiro, a gente vai tomar a vacina e aí vai voltar ao normal’. Não vai funcionar assim porque nunca ninguém produziu vacinas neste volume”, destacou Soumya, cientista-chefe da OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta Quinta-feira ,15, que jovens saudáveis podem precisar esperar até 2022 para serem vacinados contra a Covid-19.

“As pessoas pensam que já no primeiro dia de janeiro vão tomar a vacina e tudo vai voltar ao normal, mas não vai funcionar assim”, advertiu a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

Ainda de acordo com a cientista, os primeiros a serem imunizados devem ser profissionais de saúde, idosos e trabalhadores que lidam com o público mais suscetível a contrair o vírus.

Já diretora técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que os jovens precisam entender porque os idosos serão priorizados.

“Não teremos doses suficientes para vacinar os mais vulneráveis em todos os países e isso é muito crítico. As pessoas precisam entender isso individualmente e dizer: ‘eu sou uma pessoa jovem, eu não tenho nenhuma condição pré-existente, então posso esperar meus avós tomarem a vacina”, afirmou Maria van Kerkhove.