Uma gatinha de poucos meses, em Cuiabá (MS), foi o primeiro registro de animal de estimação a estar infectado com o coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil. O gata foi testado positivo pelo exame molecular de PCR pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Em entrevista , a cientista advertiu que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais. A gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.

“Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente”, disse Valéria.

Pouco se sabe sobre a Covid-19 em pets e há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo e relatados em literatura científica, mas o caso acende o alerta para o risco de aumentarem os meios de transmissão e os reservatórios do vírus, caso as hipóteses mais pessimistas sejam comprovadas.

Já foram registrados casos de gatos infectados em outros países como por exemplo 02 casos que foram descobertos nos Estados Unidos ainda em abril deste ano.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) recomenda manter os animais em casa sempre que possível; e evitar o contato com estranhos durante os passeios.