O procedimento teve início na noite da Quinta-feira, 05, e foi finalizado por volta das 3h03 desta Sexta-feira,6.

As gêmeas siamesas que nasceram na maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, em Salvador, passaram pela cirurgia de separação na noite de Quinta-feira ,05. O procedimento foi finalizado por volta das 03:00 horas desta Sexta-feira,6.

Elas seguem em observação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apesar da cirurgia ter ocorrido bem, são bebês que têm uma condição de saúde grave.

Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma delas.

 O procedimento foi feito por Dra. Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás, Dr.  Zacharias Calil. O médico informou na Quinta-feira,05, que ficou ciente da piora no estado de saúde de uma das meninas, que nasceu com cardiopatia e precisou vir à Bahia para adiantar o procedimento.

As bebês nasceram no dia 29 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas pelo fígado.