Em vez de a oxigenação ser feita pelo pulmão, o equipamento passa a fazer praticamente todo o processo do ex-prefeito.

O ex-prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé, 63 anos, que é o marido da prefeita eleita Cordélia Torres (DEM), começou a usar um procedimento que pode ser comparado a um pulmão artificial, já que substitui as funções do órgão. Dapé está internado há 10 dias na UTI do Hospital Ames, com um quadro grave de Covid-19.

O ECMO, que, na sigla em inglês, significa oxigenação por membrana extracorpórea, é um equipamento que foi trazido de São Paulo e que substitui as funções do pulmão.

A operação, que na pandemia de coronavírus tem sido uma das últimas opções para pacientes com dificuldade para respirar,  foi realizado por uma médica que também veio de São Paulo, juntamente com profissionais especializados.

A médica providencia ainda a transferência de Dapé para um hospital da capital paulista, prevista para o início da tarde desta quarta-feira.

Em recente entrevista o diretor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mauricio Saueressig, explicou que o ECMO costuma ser usado quando os pacientes estão no limite do ventilador mecânico e, mesmo assim, seguem com dificuldade para respirar.

“Neste momento, o ECMO entra em ação. Em vez de a oxigenação ser feita pelo pulmão, o equipamento passa a fazer praticamente todo o processo. Um tubo colocado na perna puxa o sangue em uma velocidade de até sete litros por minuto  para a membrana extracorpórea, onde é feita a troca gasosa, retirando o dióxido de carbono e colocando oxigênio. Depois, o sangue oxigenado retorna para o corpo do paciente por meio de uma conexão feita no pescoço”, declarou.