O ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Og Fernandes, afastou o secretário de segurança pública do estado da Bahia, Maurício Barbosa.

A decisão determinou também busca e apreensão na casa do secretário e no gabinete do estado. Maurício foi afastado por um ano do cargo e está proibido de frequentar as dependências da secretaria e de manter contatos com os servidores do órgão.

Segundo Maurício atuava em um esquema de blindagem institucional, onde vendia sentenças para proteger investigados. Participava também do esquema a delegada Gabriela Macedo, chefe de gabinete de Maurício.

 

Ela é suspeita de vazar informações sigilosas antes de operações policiais que tinham como alvos investigados na Faroeste. Um dos beneficiados por ela foi o quase cônsul da Guiné-Bissau Adailton Maturino, considerado chefe do esquema de venda de sentenças no Judiciário baiano, desbaratado pela Faroeste. Além disso, Gabriela seria responsável pelo transporte de jóias de Carlos Rodeiro, também alvo das investigados.