Por Marcus Paulo

Em tempos de pandemia, engana-se quem pensa que as celebrações do Padroeiro de Camacã não estão acontecendo. O hábito dos festejos, faz lembrar que neste mesmo período do ano passado, a nacionalmente conhecida Banda Rosa de Saron e o tradicional Show de Calouros levavam alegria à Praça da Igreja da Matriz. Este ano, o espaço está vazio: não há shows,  o grande palco não foi montado… nem as barracas da quermesse.  Com os cuidados com o Covid, mudou a forma, mas a celebrações permanecem.

“Embora limitadas, as celebrações foram acompanhadas presencialmente por dezenas de fiéis, na Igreja, no Salão Paroquial e na área externa, além de transmitidas pelo face da Paróquia e pela Disc Tape. “A presença dos fiéis em todas as Missas foram feitas por agendamento, para mantermos um número de pessoas que não causasse aglomeração. O fiel liga e solicita a participação. Cada noite há um Padre de outra paróquia para celebrar”, explica o Padre Geovane, SAC, pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, Padroeiro de Camacã.

A parte eucarística também foi mantida. As hóstias continuam a ser distribuídas. “Levamos a eucaristia até os fiéis em seus assentos, para não haver aglomeração nas filas”, afirma o Padre, que não celebrou missas de março ao início de agosto. “A Igreja ficou fechada por  meses. Fizemos a demarcação dos lugares respeitando o distanciamento, sinalizamos a igreja e, após cada missa, tudo é higienizado”.

O tema dos festejos desse ano, foi “Igreja: Casa da Palavra”. “Escolhemos a ‘palavra’, porquê é um dos pilares da evangelização e pelo significado eclesial e também no âmbito da família. Toda noite abordamos assuntos ligados ao tema. São nove noites preparativas para o 20 de Janeiro, dia do Santo em que haverá missa às 17:00h presidida pelo Bispo Dom Carlos Alberto, da Diocese de Itabuna, e concelebrada pelo Pároco Geovane e outros padres”.

A Comissão da Festa, também precisou se ‘reinventar’. Alimentos como galinhada, pizzas, salgados e feijoada, estão sendo vendidas no sistema drive thru ou delivery, pois não é permitido consumir alimentos na área da igreja. Até  um Whats App foi criado para receber os pedidos.  “A feijoada mesmo, as pessoas não precisaram nem sair dos carros. Também sorteamos 10 bolos, 01 por dia, e, no geral, graças a Deus, conseguimos êxito e atingimos os objetivos”, explicam Gal e Júnior, membros da Comissão.

“Amanhã, após a missa, haverá o encerramento com uma carreata,  para concluirmos o novenário e os festejos de São Sebastião, que é um Santo que viveu bem seu discipulado, fiel a Cristo e que deu a sua  própria vida  pelo Evangelho. É conhecido também, como “protetor contra as pestes” e, a vacina contra o Covid,  por providência divina, começa aqui para todos nós brasileiros,  justamente durante os seus festejos”, comemora Padre Geovane.

 

SERVIÇO:

Agradecimentos às doadoras dos bolos: Gabí Ferreira, Larissa Cartibani,  Madú Confeitaria, Andréia da Gulositos, Mávila Doces Finos, dentre outros.