Na manhã desta segunda, 01, ocorreram aglomerações nas entradas das agências bancárias. Fiscais municipais atuaram.

Por Fred Costa

As medidas restritivas que começaram na última sexta-feira,26,  e que foram estendidas por mais 48 horas pelo governador Rui Costa, até esta terça, 02, causaram revolta nos comerciantes de Camacã.

Em um grupo de whatsApp criado para tratar do assunto, dezenas de comerciantes demonstraram insatisfação com o prologamento das restrições e marcaram uma carreata de protesto. Os empresârios também destacaram que cidades como Teixiera de Freitas e Eunápólis, o coméricio funcionou após autorização de portaria municipal.

“A redução do horário de funcionamento causa mais aglomerações porque mais pessoas saem para resolver suas coisas, ao mesmo tempo, causando um efeito oposto ao que afirma a restrição”, afirmou um comerciante.

Por volta das 11:00hr desta segunda, o prefeito Paulo do Gás, através da Portaria 018/21, autorizou a abertura do comércio dito “não essencial”, até às 14:00h para esta segunda e terça, 02.

 “Regulamentar a abertura do comércio municipal, obedecendo todos os critérios de segurança para os funcionários e clientes, devendo funcionar nos dias 01/03 e 02/03 de 2021, das 07h e 00 min até às 14h:00min”, autorizou a portaria.

Paulo também destacou que compreende a situação que estamos vivendo e que não irá desrespeitar as leis estadual e federal, e que, “apesar de entender que o problema é delicado, mas que é totalmente contra o fechamento do comércio”.

  1. COMÉRCIO LOTADO

Na manhã desta segunda-feira,1º, na cidade que é um polo regional, a população desobedeceu o decreto estadual e se aglomerou principalmente nas portas das agèncias bancárias. Fiscais do município atuaram para manter o distaciamento.

“Pedimos a colaboração de todos para que a gente possa superar esse momento difícil que o mundo atravessa. Apelamos para que todos só saiam de casa em extrema necessidade e, caso saiam, mantenha o distanciamento social, usem mascaras e álcool gel”, reforçou João Pio, secretário de Saúde de Camacã.