O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que, a prioridade é a capital baiana e que as remessas desta semana não terão qualquer tipo de compromisso com os municípios.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta quarta-feira,07, a chegada de 5,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 nesta semana, no estado. O gestor revelou que o Ministério da Saúde vai enviar 2 milhões de imunizantes na quinta-feira,08, e mais 3,5 milhões no sábado,10.

O anúncio foi feito durante o programa Jornal da Manhã. Fábio Vilas-Boas também explicou a antecipação de 44 mil doses de vacinas recebidas para a 2ª dose que serão utilizadas 10 mil na aplicação da primeira dose, em Salvador.

“Na verdade, a gente antecipou para permitir a vacinação hoje e amanhã, doses que pertencem ao município de Salvador, que estavam reservadas para serem aplicadas daqui há algumas semanas. Nós antecipamos, o Ministério da Saúde amanhã, quinta-feira, está enviando mais 2 milhões de doses, no sábado mais 3,5 milhões da Astrazênica, então não haverá qualquer tipo de comprometimento para outros municípios, nem mesmo para Salvador”, contou.

O secretário de Saúde informou que o envio das doses para outras cidades baianas se tornou inviável, porque demandaria uma “logística monstruosa” e a chegada delas nos municípios coincidiria com a entrega de novas cargas feita pelo Ministério da Saúde.

“Quero ressaltar que a intenção nossa foi fazer com que as vacinas possam ser utilizadas mais rapidamente dentro do município de Salvador, já que se fosse distribuir para todos os municípios da Bahia, estaríamos gastando uma logística monstruosa durante 24, 48 horas de distribuição que coincidiria exatamente com a chegada das vacinas amanhã”, disse Fábio Vilas-Boas.