Alguns deles, seguravam placas implorando por ajuda e citaram apreensão por causa dos familiares que permaneceram no país em situação de extrema pobreza.

Um grupo com 38 venezuelanos chegou no terminal rodoviário de Itabuna, nesta domingo,11, em busca de auxílio depois de quatro meses em viagem pelo Brasil. Antes de chegar na cidade, ele passaram por Manaus, Belém e Fortaleza. Em Itabuna os refugiados montaram um acampamento. Entre as 38 pessoas, estão 23 crianças.

Algumas pessoas seguravam placas implorando por ajuda e citaram apreensão por causa dos familiares que permaneceram no país em situação de extrema pobreza.

Os venezuelanos disseram que fugiram da crise no país, pois não há energia elétrica e outros insumos básicos. Uma das pessoas no grupo relatou, por exemplo, que algumas famílias precisam calcular como sobreviver com duas latas de leite por mês.

Na manhã desta segunda-feira,12, eles foram levados pela Secretaria de Promoção para um local de acolhimento para pessoas em situação de rua, para que pudessem tomar banho e receber outros cuidados.

No local, eles fizeram a refeição e as crianças puderam ter uma recreação depois de meses em situação precária. Todo o grupo será testado para a Covid-19. E, dos que já foram examinados, duas pessoas apresentaram resultado positivo para a doença. Eles estão em isolamento no Centro Pop e vão passar por atendimento.

A titular da secretaria, Andréa Castro, informou que o órgão entrou em contato com as entidades competentes para que os estrangeiros possam ser acolhidos e direcionados sobre o que devem fazer.

“Estamos providenciando uma creche ou uma escola para abrigar essas pessoas que estão em grande vulnerabilidade social. Nós já estamos providenciando junto aos órgãos judiciários o encaminhamento dessas pessoas”, disse a secretária.

A Venezuela vive uma crise socioeconômica e política há sete anos, e passa pela maior recessão da história.