“Nos sentimos orgulhos por Camacã ser escolhida  para sediar o projeto que é pioneiro no estado e que mudará a vida de dezenas de jovens do nosso município” –  Paulo do Gás.

Por Fred Costa

Voltada para a capacitação de jovens que têm interesse no agronegócio e com inscrições gratuitas, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26,  no auditório da Biblioteca Municipal, a primeira aula do projeto AgroJovem, visa fortalecer o protagonismo de jovens no setor agropecuário e capacitá-los para o mundo do trabalho, gerando emprego e renda no município.
Ainda na primeira edição, foram matriculados 100 alunos, entre 18 a 29 anos, dando prioridade aos filhos de agricultores. O programa do Sistema FAEB/SENAR, pioneiro no estado, é voltado exclusivamente para pessoas entre 18 até 29 anos, com ensino médio completo.

“Esse curso é importante para abrir e mostras aos jovens, o leque de possibilidades que essa região oferece, e que, não é preciso deixar o convívio familiar para obter rendas, gerando assim, renda e qualidade de vida ao município”, afirmou o instrutor Luiz Vicente.
Já o aluno do curso, Thiago Batista, afirmou nasceu na zona  rural e pretende ser engenheiro agrônomo. “Por isso resolvi participar do curso e que trará conhecimento e preparação para a vida”.
O Diretor Agropecuário (SENAR), Rui Dias, fez oficialmente a cerimônia de abertura. “Vamos mostrar em pouco tempo e brindar, diversificar, vocês estão sendo a primeira turma do Agro Jovem na Bahia. É isso que queremos de vocês, motivação, otimismo. Determinação, atitude, metam a mão na massa, eu acredito que nós vamos mudar a agricultura desse Município”, enfatizou.
Camacã foi a primeira cidade do interior da Bahia a realizar o início do curso e conta com o apoio  da FAEB- Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia e SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Os alunos receberam mochilas e material de estudo. Após essa primeira etapa, os alunos vão receber vários outros cursos técnicos, com o auxílio de instrutores. Durante o curso, serão divididos em duas equipes. A primeira que se destacar, cada aluno irá ganhar um Notebook e a segunda um aparelho de celular pra cada.