A Sesau explica que o momento é de alerta, pois a taxa de ocupação de leitos de UTI na região  sul da Bahia voltou a apresentar curva crescente.

Um  “paredão”, realizado na localidade conhecida como Prainha, litoral norte de Ilhéus, foi encerrado, na noite de sábado, 22, numa ação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) e policiais militares.

A festa clandestina também havia acontecido no dia anterior, no Morro de Pernambuco.  Cerca de 200 pessoas, que estavam sem máscara, foram dispersadas dos dois locais. . A ação resultou na apreensão de equipamentos na Prainha. Além das festas de paredão de som, os agentes também dispersaram o público na Passarela do Álcool, no Pontal, na última sexta-feira.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na sexta-feira,21, Ilhéus tem 228 pacientes ainda infectados pelo vírus. Destes, 30 estão internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos 81 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus, 31 estão ocupados com pacientes de outros municípios.

A Sesau explica que o momento é de alerta, pois a taxa de ocupação de leitos de UTI na região  sul da Bahia voltou a apresentar curva crescente, bem como o número de casos confirmados. Além disso, foi identificada a variante indiana do coronavírus, na última semana, no estado do Maranhão.

Mais de 1,3 mil festas e paredões como esse foram encerradas em apenas três meses no território baiano pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). De 19 de fevereiro até 15 de maio, foram exatamente 1.329 eventos desse tipo finalizados, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Vinte e um deles aconteceram no dia 15 de maio. A PM-BA também fez 367 autuações em situações de tumulto, no mesmo período, e fechou 17.632 estabelecimentos.