“Dentre as diversas áreas atendidas por um Fonoaudiólogo; tanto a dislexia em crianças, quanto a reabilitação da fala por sequelas de um AVC, são fundamentais e decisivos no futuro do paciente”, Paulo do Gáz.

Por Fred Costa

A Fonoaudióloga Drª. Mariana Silva, atenderá já a partir de Junho, no Centro de Referência a Saúde Ângela Castro que fica no Centro de Camacã. Os fonoaudiólogos trabalham para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios da fala, linguagem, comunicação social, comunicação cognitiva.  Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, auxilia pacientes  com problemas na respiração , dificuldades para mastigar ou sugar e engolir.

“Uma das propostas inseridas no plano de governo é fortalecer a rede de especialistas em saúde no município, possibilitando inclusive, o tratamento doméstico sem a necessidade de translado para outras cidades”, afirmou o secretário de saúde no município, João Pio.

De acordo com a administração, desde o início do mandato, o município vem fortalecendo o seu quadro de profissionais da saúde com  especialidades como, Neurocirurgião,Cardiologista, Ginecologia, Hansenólogo, Psiquiatra e outros.

Já o prefeito Paulo do Gás afirmou ter buscado a contratação, após notar e necessidade de um profissional especializado em Fonoaudioligia que atendesse pelo município. “Dentre as diversas áreas atendidas por um ‘Fono’; tanto a dislexia em crianças quanto a reabilitação da fala por sequelas de um AVC, são fundamentais e decisivos no futuro do paciente”, disse Paulo do Gá.

A Dra. Mariana Silva vai atender crianças com dificuldades de fala, problemas auditivos, portadores de autismo, além de pessoas com processo de recuperação por sequelas de AVC, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.