Em junho do ano passado o hospital foi reaberto exclusivo para tratamento de Covid-19. Hoje, sexta-feira,11, foram exaltadas as 450 altas hospitalares.

Por Marcus Paulo e Fred Costa

Nos primeiros meses da pandemia, a região sofria por falta de um equipamento hospitalar para tratamento da Covid 19. Era junho de 2020, com a alta taxa de infectados, quando um grupo de lideranças políticas concretizou  a reabertura do Hospital Novo Amec,  com a finalidade de atender exclusivamente, casos de Camacã e das cidades que compõem o consórcio Mata Atlântica (CIMA). Nesta sexta, 11, a unidade celebrou um ano de existência com 450 altas hospitalares.

Respeitando  os protocolos de proteção ao Covid-19, a cerimônia  aconteceu na parte externa do hospital e contou com a presença da equipe do hospital e de lideranças politicas como, o deputado Estadual Rosemberg Pinto, Paulo do Gás, prefeito de Camacã, Alda Sobral, vice-prefeita de Santa Luzia, Lucas Muniz, Presidente da Câmara de Camacã, Nego Elder e Acácio, vereadores de pau Brasil, Lelei de Mascote e os secretários de saúde: João Pio de Camacã, Agnaldo Sotero de Jussari e Luiz de Zuca de São José da Vitória.

“Sei da luta que a gente enfrentou para criar condições para termos esse hospital. Mas essa luta deve continuar para o Novo Amec permanecer para as futuras gerações. Vou levar a reinvindicação dessa UTI para o Governador Rui Costa, para ampliar o atendimento desse hospital. Parabéns a todos os funcionários, pois, essa não é uma missão qualquer, aqui se salvam vidas”, disse Rosemberg Pinto.

O deputado Rosemberg Pinto enalteceu a atuação política para a reabertura da unidade. “Sem a união política em torno dessa causa, isso aqui não aconteceria”, disse

A solicitação de uma UTI a que Rosemberg se referiu, foi feita pelo  prefeito de Camacã, Paulo do Gás, que também enalteceu a dedicação dos funcionários do Novo Amec. “Sei do trabalho de vocês profissionais da saúde. Saúdo Saiury Gomes e Gláucia, em nome de todos. Mas, a palavra de hoje é reconhecimento pelas vidas que aqui são salvas. Solicito a Rosemberg que leve o pedido de uma UTI para o governador, pois vai nos ajudar a salvar mais vidas”, disse Paulo.

Com o lema “saúde com mais  amor”, a unidade é gerida pela Fundação Gonçalves e Sampaio -FGS e possui 30 leitos, sendo 02 de semi UTI,  20 de enfermaria e 08 ambulatórios. Na homenagem de hoje, foram entregues plaquetas de homenagem a funcionários e a lideranças políticas que contribuíram para reabertura da unidade.

“Fazemos esse trabalho por amor. O povo já anda muito sofrido com essa doença e aqui trabalhamos com humanização e amor, para conseguirmos os melhores resultados”. Jorge Nano – Diretor do Novo Amec

Prefeito Paulo do Gás, destacou a dedicação dos funcionários e solicitou ao Governo do Estaco, uma UTI para a unidade

 

“Quando se abre um hospital, amplia um raio regional de atendimento e melhoria da saúde de um povo” – Nego Elder

Galeria de Fotos: