“Os fogos de artifício podem agravar ainda mais a necessidade do uso das emergências hospitalares com a intensificação da demanda na unidade de queimados”, diz o documento expedido.

Os municípios de Coaraci, Almadina e Itapitanga decidiram acatar recomendações expedidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que coibissem a realização de festejos juninos e proibissem a população de acender fogueiras e soltar fogos de artifício.

De acordo com informações, o documento sugeria que municípios adotassem medidas para conscientização da população a respeito das medidas para evitar a propagação da Covid-19.

“Os fogos de artifício podem agravar ainda mais a necessidade do uso das emergências hospitalares com a intensificação da demanda na unidade de queimados. Já a fumaça das fogueiras pode agravar a situação causada pelo vírus Sars-Cov-2 causador da Covid-19”, argumenta o promotor Inocêncio de Carvalho, autor das recomendações.

Os municípios também deverão suspender a concessão de alvará para barracas de venda de fogos, bem como de sua comercialização, e aumentar a fiscalização com o objetivo de evitar aglomerações. As recomendações também foram expedidas para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar das cidades.