“Não há dúvida que essa queda é reflexo da vacinação. Já está começando a ser demonstrado em números o poder da imunização nos grupos prioritários”, Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do Estado.

A Bahia teve uma redução de até 77% das internações por Covid-19 de pessoas com mais de 60 anos entre março e junho deste ano, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Para especialistas, os números são resultado direto da vacinação.

“Não há dúvida que essa queda é um reflexo da vacinação. Já está começando a ser demonstrado em números o poder da imunização nos grupos prioritários”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. No estado, já receberam pelo menos uma dose da vacina 4,87 milhões de pessoas.

 

A Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) aponta que a faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações. Estes são os públicos não imunizados ou que iniciaram o processo recentemente. “Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, ressalta a diretora da Divep, Márcia São Pedro.

O secretário de Saúde conta sua expectativa para os próximos dias: “Esperamos uma redução mais expressiva da taxa de óbitos a partir das próximas semanas e também uma redução significativa nas demais faixas etárias abaixo de 60 anos”, diz Vilas-Boas.

A esperança pela queda na quantidade de mortes a partir dos 60 anos pelo novo coronavírus também se baseia em dados anteriores. Em maio, a Sesab divulgou que o número de óbitos por Covid-19 entre pessoas com 80 anos ou mais caiu 47,5% na Bahia, na comparação entre março e abril, enquanto as mortes na faixa etária entre 70 e 79 anos diminuíram 30% no mesmo período. Se somadas as faixas etárias, a queda foi de 38%.