Um estudo divulgado pela revista cientificaNature apontou que, uma única dose das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca, é pouco ou nada eficiente contra as variantes delta e beta. No entanto, duas doses são capazes de neutralizá-las.

A Bahia tem 1.999.880 pessoas em atraso com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (19).

Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina CoronaVac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech.

O reforço das vacinas que imunizam em duas doses é necessário para garantir a completa proteção oferecida pelas fabricantes, contra o coronavírus.

Além disso, um estudo divulgado pela revista cientificaNature apontou que, uma única dose das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca, é pouco ou nada eficiente contra as variantes delta e beta. No entanto, duas doses são capazes de neutralizá-las.

A secretária estadual da Saúde Tereza Paim reforçou a necessidade da conclusão do esquema vacinal para proteção completa contra o Covid-19.

“É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, disse a secretária.

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alertou a coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças. Ela destacou que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C.

Em relação ao uso de máscaras, a secretária estadual da Saúde disse que estar vacinada não quer dizer que a população possa andar desprotegida, e apontou que abolir o uso de máscara nessa etapa representaria um grande retrocesso na luta contra o Covid-19.