“Estamos conseguindo superar a vassoura-de-bruxa. O chocolate produzido no sul da Bahia não deve nada à nenhum chocolate gourmet do mundo, porém, precisamos diversificar para que Camacã e região aproveitem bem o potencial que tem, e, se fortaleçam economicamente”- João Carlos, secretário de Agricultura da Bahia.

Por Fred Costa

Camacã viveu o apogeu da economia cacaueira estabelecida no município, ganhando destaque junto com municípios da microrregião, mas, com a vinda da vassoura-de-bruxa, a crise do cacau nas décadas de 80 e 90  causou uma verdadeira depressão econômica a toda a região.

Com o passar dos anos, a microrregião têm buscado o cultivos de outras lavouras e até mesmo outros meios de renda, mas, o carro chefe do agronegócio ainda é o cacau.

Visando o fortalecimento econômico e buscando  investimentos em projetos que gerem emprego e renda para a região, o prefeito de Camacã, Paulo do Gás, juntamente com os demais prefeitos dos municípios que compões o (CIMA), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, receberam na tarde desta segunda-feira, 22, o secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos e do Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas.

Dentre as demandas, um dos projetos colocados em pauta, foi a de uma Unidade Processadora de Frutas existentes na região.

“O estado já conseguiu pela SEAGRI, máquinas pesadas que devem chegar na próxima semana, então, vamos viabilizar essas máquinas para os Consórcios. O cacau está vivendo um grande momento e a sua produção temporã deste ano já teve um aumento de 78% . Estamos conseguindo superar a vassoura-de-bruxa. O chocolate produzido no sul da Bahia não deve nada à nenhum chocolate gourmet do mundo, porém, precisamos diversificar para que Camacã e região aproveitem bem o potencial que tem, e, se fortaleçam economicamente”, afirmou o secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos.

Paulo do Gás, prefeito de Camacã (1ª foto:) e  João Carlos, secretário de Agricultura da Bahia (2ª foto), em suas falas

“A Unidade Processadora de Frutas é muito importante para nós. Qual o encaminhamento a gente precisa tomar para que essa iniciativa seja viabilizada por parte tanto do governo federal, quanto estadual?”,  pergunto o prefeito Paulo do Gás.

“Criem uma comissão, cadastre os produtores interessados e me mandem o projeto até o dia 15 de dezembro, que nós viabilizaremos. Nossa intenção é conseguir uma linha de financiamento já nesta virada do ano. Em minhas viagens pelo Brasil, já conheci produtores de shampoo de cajá e cerveja de mandioca. Em épocas de pouco recurso a gente precisa ser criativo”, afirmou Aldo Dantas,  Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional.

1ª foto: Aldo Dantas, Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, falando. 2ª: Da direita para a esquerda – o vereador Fábio da Bíos ao lado do secretário de Administração Gildo. e, o público presente.

No final do encontro, o presidente do CIMA,  prefeito de Jussari, Antonio Vallete, baseado nas promessas de viabilização  por parte da Secretaria de Agricultura do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Regional,  afirmou que se responsabilizará, juntamente com o prefeito Paulo do Gás, que é vice-presidente do CIMA,  para que seja implantada uma central de beneficiamento de frutas na cidades de  Camacã, para que sirva de base para todas as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica.

Além dos prefeitos, o secretário de Agricultura da Bahia e Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, estiveram presentes no encontro, o secretários, vereadores e empreendedores urbanos e rurais.