Com a aprovação, qualquer pessoa poderá comprar um teste de antígeno em uma farmácia, coletar a própria amostra e identificar (ou não) a presença do Covid-19.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar, na quarta-feira ,19, o uso do autoteste da covid-19 no Brasil. Com a aprovação, qualquer pessoa poderá comprar um teste de antígeno em uma farmácia, coletar a própria amostra e identificar (ou não) a presença do coronavírus SARS-CoV-2. A expectativa é que os testes sejam mais baratos que os disponíveis no mercado.

Utilizado há meses em outros países, os autotestes são proibidos no país por causa de uma resolução da Anvisa de 2015.

Pela regra, o ministério precisa propor uma política pública para liberar a entrega dos exames ao público leigo. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já sinalizou que os produtos não devem ser comprados pelo governo federal.

 A análise da Anvisa começou, após pedido do Ministério da Saúde, protocolado na última quinta-feira,13. A ideia é que os autotestes possam aliviar a demanda do sistema de saúde. Isso porque, no momento, o Brasil enfrenta uma nova onda da covid-19, marcada pela variante Ômicron.