Por Fred Costa

Os Festejos de São Sebastião, Padroeiro de Camacã, foram encerrados  nesta quinta-feira, 20,  com a Missa de Encerramento e uma grande procissão, que em respeito ao protocolo de prevenção ao Covid-19, foi mais uma vez substituída por uma carreata e percorreu as ruas da cidade.

As celebrações aconteceram entre 11 e 20 de janeiro na Paróquia São Sebastião, por onde passaram centenas de devotos. Durante o Novenário, houve celebração de Santa Missa todos os dias, tendo sempre um padre convidado presidindo a celebração, da Diocese e Palotinos que “vieram abrilhantar ainda mais o Novenário”.

Entre os convidados, estiveram  os padres Vinícius Mascarenhas, Reginaldo Rios, Fernando, Manoel, Euvaldo, Telmo, José Roberto, Ubiratan, Uelton, o  Monsenhor Moisés e o  Diácono Vinícius. “E, para encerrar com chave de ouro, a celebração do dia 20 de janeiro, contou com a presença de Dom Carlos Alberto, Bispo Diocesano da Diocese de Itabuna”.

Padre Geovane, Pároco da Igreja de São Sebastião, de Camacã

Todas as noites o Novenário contou com uma grande participação dos fiéis, pastorais e movimentos da Paróquia e das comunidades.  “Com o objetivo de levar toda a comunidade a fazer um aprofundamento catequético, para conhecer melhor a fé que professamos, alimentando-a com a Palavra de Deus e a Eucaristia, pois precisamos conhecer a nossa fé, refletir sobre ela, porque ninguém ama o que não se conhece e assim como São Sebastião, queremos ser fiéis à fé que professamos. A festa do Padroeiro é um momento oportuno e todo especial de graças em que a nossa fé é fortalecida como dom de Deus e nos impulsiona a sermos discípulos e missionários do Senhor com perseverança, mesmo diante das dificuldades da vida”, disse o Padre Geovane.

“Com o nosso coração grato a Deus, encerramos com uma grande manifestação de fé pelas ruas da nossa cidade com uma procissão motorizada. Enfim, que o nosso glorioso São Sebastião interceda por nossa cidade, pela nossa Paróquia, para que possamos assumir a nossa fé com responsabilidade e compromisso de todo batizado”, concluiu Padre Geovane.

Para o casal, André Graziane e Airles Gama, os 09 dias em que acontecem os festejos, são datas de oração e vivência fraterna. “São Sebastião é um sinal de Deus para nós, exemplo de cristão que amou e viveu a sua fé até o martírio. Honrar São Sebastião é reconhecer que ele amou a Deus sobre todas as coisas e aceitou Jesus como Salvador”, afirmou a advogada Airles Gama, que, desde criança, participa dos festejos de São Sebastião.

Já André Graziane acredita que “viver a Festa de São Sebastião é viver a fé em Jesus e lutar pela santidade a qual Deus nos chamou.  É agradecer a Deus que nos aponta o Céu através do testemunho de um Santo homem”, disse o professor.

Esse ano o tema central dos festejos foi “Como São Sebastião eu creio e vivo a minha fé”.

O prefeito de Camacã, Paulo do Gás e a primeira Dama Patrícia Santana, participaram do Novenário e da Missa de Encerramento dos festejos.

Por conta da Pandemia, não foi possível a realização da festa na praça, com apresentações musicais dentre outros, apenas, aconteceu a quermesse com a venda de alimentos , obedecendo todos os protocolos de segurança instituídos pelos órgãos competentes.