“No cenário atual a vacina infantil é algo necessário e a população precisa se conscientizar disso, por isso, trouxe meu irmão de 09 anos para que ele também possa ficar imunizado” – Gabriel Evangelista

Por Fred Costa

A aplicação para o público infantil da vacina contra o Covid, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e incluída no Programa Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde, no final de janeiro. Em Camacã, a Secretaria de Saúde de, está promovendo nesta quinta-feira, 03, o ‘DIA D‘ da vacina contra Covid-19, para a imunização de crianças entre 5 e 11 anos, com a vacina da Pfizer.

A coordenadora de imunização municipal  Hortência Neves esclareceu que: “As vacinas seriam aplicadas nas unidades de saúde, mas,  como a maioria dos médicos estão de férias, está sendo realizado o Dia D, para estimular a procura por parte dos pais e responsáveis”.

“Iniciamos a vacinação infantil para os grupos com prioridades no início de janeiro, agora, estamos vacinando o público infantil em geral. Entendemos que a imunização é o que nos possibilitará a retomada à normalidade. Com a volta às aulas presenciais, a imunização se torna ainda mais importante. As crianças praticamente não apresentam sintomas, mas podem transportar o vírus para pessoas do grupo de risco, então, quando mais  imunizados, menos o vírus circulará” afirmou o Secratário Municiapal de Saúde, João Pio.

O jovem Gabriel Evangelista levou o seu irmão, Davi Lucas de 9 anos para receber a primeira dose da vacina e destacou a importância da imunização. “No cenário atual a vacina infantil é algo necessário e a população precisa se conscientizar disso. Outro dia, fui à Salvador e para embarcar precisei comprovar que estava vacinado. Hoje trouxe meu irmão para que ele também possa ficar imunizado”, afirmou Gabriel Evangelista.

Para descontrair as crianças, o local de vacinação foi decorado com temas infantis, música e distribuição de algodão doce. A vacinação permanecerá enquanto durar o estoque, informou ainda, a secretaria.