A redução é de 13 mil casos, considerando o recorde do estado, há duas semanas. A nova secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, alertou para a necessidade do poder público se manter alerta, mas apontou que o esperado é uma diminuição no número de casos.

Após uma explosão de casos de Covid-19 desde o início do ano, a Bahia parece ter superado o pior momento do pico da variante ômicron. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgados na última terça-feira, 15, o estado conta com 24.275 casos ativos da doença, em um total que só cai nos últimos cinco dias. A redução é de 13 mil casos, considerando o recorde do estado, há duas semanas.

Com a variante ômicron, a Bahia atingiu o recorde de casos ativos de Covid-19 em toda a pandemia. Apesar disso, por causa da vacinação, os casos graves e mortes não subiram na mesma proporção, apesar de também superarem os patamares da reta final de 2021, quando foi notada uma estabilização dos casos epidemiológicos.

“Chegamos a ter, há duas semanas, 37 mil casos ativos, o maior número desde o início da pandemia. Mas, graças a Deus, esse número caiu. Apesar de ser ainda muito alto e maior do que o de março do ano passado”, disse o governador Rui Costa (PT) na última segunda-feira, 14.