Estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão

Uma grande operação está sendo realizada pela Polícia Federal para combater organizações criminosas, nesta quinta-feira (24). Policiais saíram às ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão em residências e presídios nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

As ordens de prisão e de busca foram emitidas pelo Juízo da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador. A Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes da facção, bem como o bloqueio de 40 contas bancárias por eles usadas.

As investigações começaram em maio de 2020 e apontaram que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes graves e violentos foi emanada de dentro de presídios. Por causa disso, de acordo com a PF, os dois principais líderes da organização estão sendo transferidos para um presídio federal, por meio de uma aeronave.

Por três anos consecutivos, a Bahia tem ocupado o primeiro lugar no ranking nacional de mortes violentas (5.099 em 2019; 5.276 em 2020; e 5.099 em 2021). O trabalho integrado deflagrado pelos órgãos de segurança pública tem como objetivo atenuar esses dados.

A operação Tarja Preta conta com auxílio da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público. Exército, DEPEN, BOPE/PM/MS e PM/GO também apoiaram a operação.