“Todas as vezes que conseguimos salvar vidas me emociono, mas, o caso de uma criança de 5 anos, que conseguimos salvar, me marcou muito, e, isso não tem preço” – ‘Morcegão de Jesus’, idealizador do projeto.

Por Fred Costa

O projeto Caravana Pela Vida há quatro anos vem recrutando voluntário em Camacã para doar sangue na Santa Casa de Misericordia de Itabuna.

De acordo com o idealizador do projeto, Izaias Bastos, 68 anos, mais conhecido como ‘Morcegão’. A Caravena Pela Vida já encaminhou mais de 1.000 pessoas para a Santa Casa de Misericordia de Itabuna, para o ato de caridade.

“Tudo começou quando um irmão da igreja precisou de sangue. Os dirigentes da congregação avisavam no microfone do altar, mas, nada acontecia. Então Deus me tocou para convdar as pessoas olhando olho no olho. Reúno a turma de três em três meses e já teve vez de conseguirmos levar 120 voluntários”, disse Izaias Bastos.

O local de partida é sempre a garagem da prefeitura. O transporte coletivo, assim como o motorista, são doados pelo município. Já o café- da-manhã oferecido antes da viagem, Morcegão consegue através de doações feitas pelos comerciantes Camacenses.

Izaias Bastos,, idealizador do Caravana da Vida

“Todas as vezes que conseguimos salvar vidas me emociono, mas, o caso de uma criança de 5 anos, que conseguimos salvar, me marcou muito e isso não tem preço. Quero agradecer ao prefeito Paulo do Gás, pelo apoio que a gente recebe, agradecer também às secretarias municipais e aos doadores que abraçam a causa”, concluiu Morcegão.

Izaias Bastos é pai de de 11 filhos e trabalha de vigia na Igreja Assembléia de Deus de Camacã, onde congrega há 43 anos.

A próxima viagem acontecerá no próximo dia 14, sábado,  e está sendo divulgada atravéz de carro de som, que também é doado pela prefeitura municipal. A concentração como sempre, acontecerá na garagem da prefeitura à 06:00 H e contará com 02 ônibus para transportar os candidatos a doadores.

Intereçados deverão entrar em contato com Morcegão pelo Whatsapp (73) 99919-8676

Para doar sangue é necessário que o candidato a volutário siga as seguintes regras.

  • Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
  • Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
  • Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 mese