“A Feira é muito importante para a divulgação e exposição dos produtos do município. Assim, nos tornaremos mais conhecidos e abriremos  um maior leque de contatos comerciais –  Helena Guimarães, produtora de derivados de cacau há mais de 20 anos.

Por Fred Costa

Para estimular a produção local, a Prefeitura de Camacã realizou, neste final de semana,  a Primeira Feira de Gastronomia, Artesanato e Agricultura Familiar do município.

Durante dois dias (sexta e sábado) a Feira possibilitou aos produtores maior visibilidade comercial. Como o próprio nome sugere, comerciantes dos ramos de guloseimas, frutas e verduras produzidas por pequenos agricultores e artesanato, puderam expor seus produtos ao público que compareceu ao evento.

Helena Guimarães que há mais de 20 anos produz derivados de cacau, expôs seus produtos e falou sobre a importância da Feita para os comerciantes. “A Feira é muito importante para a divulgação e exposição dos dos produtos do município. Assim nos tornaremos mais conhecidos e abriremos  um maior leque de contatos comerciais”, disse a produtora da marca Só Cacau.
O evento foi resultado de uma parceria entre a  Secretaria de  Educação e Cultura e a Secretaria de Agricultura, e, contou com uma uma estrutura com tendas e musica ao vivo.

“Destaco o empenho de toda equipe da secretaria de agricultura, que se doou ao máximo para que esse evento fosse brilhante.  Gratidão a todos que compareceram no evento, em especial os agricultores,  que são os atores principais dessa festa. Espero que essa tenha sido a primeira de muitas outras que virão. A parceria entre as Secretarias de Agricultura e Educação e Cultura deu muito certo”, comemorou Everton Ferreira, Secretário Municipal de Agricultura.

 

O prefeito Paulo do Gás marcou presença na Feira, recebeu o deputado Rosemberg Pinto e o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Ribeiro. “Esse é um trabalho de valorização dos produtores do nosso município. Desejo cada vez mais sucesso aos comerciantes da área de da gastronomia, do artesanato e da agricultura familiar da cidade. Quero que saibam que podem continuar contando com nosso apoio ”, disse o prefeito Paulo do Gás.

Já o secretário Municipal de Educação e Cultura, Maurício Pimenta comemorou o resultado do evento. “Foi uma festa maravilhosa e com certeza alcançamos nosso objetivo. Fomentar o comércio dos artesãos, pequenos produtores rurais e de guloseimas. Todos os envolvidos estão de parabéns, e, sem dúvidas, essa foi a primeira de muitas”, disse Maurício.

O forrozeiro Adenilton Alves foi um dos artista que se apresentarem na Feira e disse estar satisfeito com a valorização dos artistas locais por parte da organização do evento.

De acordo com a prefeitura, o evento fará parte da agenda do município, como continuidade ao processo de apoio aos produtores.