“Já fizemos a coleta com amostras do paciente e já foi enviado para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia).” – João Luiz, Secretário de Saúde de Camacã.

Já são cinco os municípios do sul da Bahia que notificaram casos suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox). De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira (9), as ocorrências de pessoas com sintomas da doença foram registradas em Camacã, Ibicaraí, Ipiaú, Ilhéus e Ubaitaba.

Em todo o estado, existem casos suspeitos em 75 municípios.

Em Ilhéus, foram notificados três casos de pessoas que apresentaram os sintomas da varíola dos macacos, sendo um confirmado, outro descartado e um terceiro em investigação. Em Ibicaraí, foram informados três casos de moradores com os sintomas, com dois descartados e um caso sendo investigado. Camacã, Iipiaú e Ubaitaba têm um caso suspeito cada.

CAMACÂ:

Segundo o Secretário de Saúde de Camacã, João Luiz, o caso foi descoberto no hospital local e o homem apresenta  sintomas característicos com a Varíola dos Macacos (Monkeypox). “Ele está sendo observado, em isolamento. Sendo monitorado e aguardando resultados. Por causa do sigilo médico, não podemos divulgar mais dados, mas ainda não sabemos se ele passou por um local endêmico. Como a doença está em todo Brasil ainda não podemos rastrear. Já fizemos a coleta com amostras do paciente e já foi enviado para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia). Queira em Deus que não seja, mas o paciente está sendo bem cuidado, em isolamento es estamos vigilantes e aguardamos o  resultado. Temos feitos divulgações na redes sociais e munindo as enfermeiras nos Postos de Saúde para conscientizar a população sobre a doença”, disse João Luiz.

Na Bahia, conforme dados atualizados até as 16 horas de hoje (9), foram registrados 292 casos suspeitos de varíola dos macacos. Destes, 94 foram descartados e 178 são casos suspeitos aguardando diagnóstico laboratorial. O estado tem com 20 casos confirmados.