Fenômeno vai produzir um show de luzes no céu. Por volta das 3h30, as pessoas poderão visualizar entre 10 e 25 estrelas cadentes por hora.

A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul terá seu pico na madrugada de sábado , 30, por volta das 3h30, mas as estrelas cadentes, como são popularmente conhecidos, podem começar a aparecer a partir da 1h. O fenômeno vai produzir um show de luzes com a passagem de 10 a 25 meteoros por hora no céu.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Heller & Jung, uma câmera do local instalada no GeoMuseu, em Gramado, na direção sudeste, já registrou 118 meteoros nos últimos três dias. “Nesta semana e na posterior ao dia 30 também poderão ser vistos muitos meteoros”, conta o especialista.

Segundo a Nasa, as Delta Aquáridas estão ativas desde meados de julho e ficarão visíveis até o fim de agosto.

Em relação à observação, Jung explica que não é necessário nenhum equipamento específico e que a chuva de meteoros pode ser observada a olho nu. “A melhor direção para serem visualizados é ao leste, onde nasce o Sol, e também a nordeste e sudeste.”

Os meteoros Delta Aquáridas são fragmentos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A origem do nome é em razão de o radiante — local no céu por onde entram os meteoros — estar próximo da constelação de Aquário.