Resultado tem como base dados de analistas do banco BTG Pactual (TSE ainda não divulgou). Ao todo, tucano deve ter direito a 6min3seg de tempo de televisão em cada bloco de 12min30seg.
Definidas as coligações para a campanha eleitoral deste ano, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, terá direito a mais tempo de TV que outros cinco rivais somados (Lula, Henrique Meirelles, Alvaro Dias, Ciro Gomes e Marina Silva).
Ao todo, segundo levantamento com base em estudo de analistas do banco BTG Pactual, Alckmin terá direito a 6 minutos e 3 segundos de tempo de TV em cada bloco de propaganda, cujo tempo total é de 12 minutos e 30 segundos.
Juntos, Lula (PT), Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Pode), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) terão direito a 5 minutos e 7 segundos.
- Geraldo Alckmin (PSDB, PP, PTB, PSD, SD, PRB, DEM, PPS, PR):6min3seg
- Lula (PT, PCdoB, PROS, PCO): 2min7seg
- Henrique Meirelles (MDB, PHS): 1min38seg
- Alvaro Dias (Pode, PSC, PRP, PTC): 33seg
- Ciro Gomes (PDT, Avante): 33seg
- Marina Silva (Rede, PV): 16seg
O resultado tem como base um levantamento feito por analistas do banco BTG Pactual sobre o cenário das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que só definirá os tempos oficiais após o dia 15 deste mês, quando acaba o prazo para registro das candidaturas.
Nas últimas duas semanas, os 35 partidos fizeram convenções para definir quem lançar como candidato à Presidência; quem apoiar na disputa; e, até mesmo, optar por não lançar candidato nem apoiar algum postulante ao Palácio do Planalto.
Ao todo, as convenções resultaram no lançamento de 14 candidaturas, mas o número vai baixar porque o PCdoB decidiu retirar a candidatura de Manuela D’Ávila para ela ser candidata a vice-presidente na chapa do PT.
O primeiro turno da eleição está marcado para 7 de outubro e o segundo, para o dia 28.
‘Centrão’
Candidato com mais tempo de TV, Alckmin teria direito, inicialmente, a 1 minuto e 14 segundos de TV por bloco de propaganda, mas, com o apoio do chamado “Centrão”, o tempo ultrapassou 6 minutos.
Isso porque, juntos, os partidos do grupo somam cerca de quatro minutos de tempo de TV por bloco.
Parte do “Centrão” chegou a negociar com Ciro Gomes; outra parte negociou com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro; e uma outra ala foi procurada pelo PT.
Na semana passada, durante entrevista à GloboNews, Alckmin foi questionado sobre se buscou o apoio do “Centrão” em razão do tempo de TV. O candidato, então, respondeu: “Não é só tempo de TV. Nós temos no Brasil um quadro pluripartidário, o que é muito ruim. São 35 partidos, esta é a realidade”, afirmou.
Pesquisa eleitoral
Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada em 28 de junho, Lula aparece em primeiro lugar nas intenções de voto, com 33%. Em seguida, aparecem Jair Bolsonaro (PSL), com 15%; Marina Silva, com 7%; Ciro Gomes, com 4%; e Geraldo Alckmin, com 4%.
A pesquisa (registro BR-02265/2018 no Tribunal Superior Eleitoral), encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre 21 e 24 de junho com 2 mil eleitores em 128 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.