Estruturas metálicas que sustentam as pilastras de concreto da ponte estão se desfazendo aos poucos
Com estruturas estado de deterioração, a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, a 6 km de Itapebi, e, por onde passam cerca de 5 mil veículos, passará por “reforço dos pilares” e será alargada.
A informação é do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), em comunicado em que o órgão anuncia que o processo licitatório ocorreu em janeiro deste ano para “recuperação em diversos pontos da estrutura” da ponte.
“Informamos que a o processo de licitação para recuperação da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101/BA cujo Edital 419/2018, foi finalizada dia 21/01/2019 para contratação de empresa para execução dos serviços de Recuperação, Reforço e Reabilitação de Pontes Rodoviárias,.. Pontes s/ o Rio Jequitinhonha; Extensão: (1) 80,00 m e (2) 511,00 m; Estamos no aguardo do empenho solicitado à Diretoria do DNIT em Brasília para fins de assinatura do contrato com a empresa vencedora”, informou o DNIT.
Segundo o órgão, os recursos para a reforma na ponte serão do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), do Ministério dos Transportes, ao qual está subordinado o Dnit. A conclusão da licitação é para dezembro.
Está previsto alargamento da pista dos 9,9m atuais para 12,80m, instalação de acostamento e de barreiras de concreto tipo “New Jersey”, e tratamento das demais inadequações, para deixar a ponte nos padrões de segurança e funcionalidade.
Desde o final de 2018, imagens circulam em grupos de whattapp mostrando que as estruturas metálicas que sustentam as pilastras de concreto da ponte estão se desfazendo aos poucos, devido à ação do tempo, e apresentam visível sinal de desgaste.
Boa parte do concreto que envolvia as estruturas metálicas já não existe mais e dá para ver placas de ferro se soltando e pequenos buracos de até 4 centímetros.
Na parte de cima, há partes da mureta da ponte que estão quebradas, devido a acidentes, e os bueiros, por onde escorrem água da chuva, entupidos.
Imagens gravadas em dias de chuva mostram a parte de cima da ponte alagada, tornando impossível a visão e levando risco aos motoristas que trafegam no local, o que tem levado a prefeitura de Itapebi a fazer intervenções.
A situação se torna ainda mais preocupante porque a ponte, inaugurada em 1957 e que fica na BR-101, foi construída para suportar caminhões com até 45 toneladas, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), caminhões passam com até 100 toneladas.
A última intervenção na estrutura da ponte, que tem 20 metros de altura e 511 metros de vão, foi em junho de 2010, para reparar um buraco em uma das 220 lajes. Em 2005 também houve recuperação de lajes.
Manutenção geral, no entanto, como a que está prevista para ocorrer a partir da licitação anunciada nesta sexta-feira, só houve na década de 1980. Em 2014, o Dnit abriu licitação, mas não houve empresas interessadas em fazer a obra.
O último acidente grave na ponte sobre o rio Jequitinhonha foi em 7 de novembro de 2014, quando sete pessoas morreram e 24 ficaram feridas na queda de um ônibus da Viação Rota.