O reajuste na tarifa anual para os usuários dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) será de 4,7%. O aumento na conta de água atinge consumidores de cidades como Almadina, Arataca, Camacan, Coaraci, Mascote, Ilhéus, Itacaré, Itapé, Ubaitaba, Uruçuca, Pau Brasil, Feira de Santana, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas.
Autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), a correção é menor do que a expectativa da empresa, que era de 6,22% em função do aumento de seus custos operacionais. O reajuste foi baseada somente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
De acordo com o diretor geral da Agersa, Walter Oliveira, as dificuldades financeiras que o país enfrenta e o bom desempenho da Embasa em 2018 foram determinantes para que o reajuste não chegasse ao patamar informado pela empresa, reduzindo o desconforto para a população baiana.
“É justo que a empresa pública compartilhe com os usuários os ganhos de eficiência obtidos no ano passado e, em função disso e de estudos técnicos realizados pela Agência, o reajuste será de apenas 4,7% nas contas de água”.
A resolução sobre os novos valores será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (11) com efeito a partir de domingo, 12, mas só passará a vigorar a partir de 12 de junho.