Por Fred Costa
A Prefeitura de Camacã através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, uma palestra sobre o empoderamento feminino. A ex-Prefeita de Camacã, Débora Borges, foi uma das palestrantes.
Na quinta-feira, 12, a oração e fala de abertura ficou por conta do vice-prefeito Paulo do Gás.”É muito bom estar aqui e poder participar de uma palestra com mulheres que são realmente emponderadas. Aproveitem bem esse momento, pois sem dúvidas, será muito proveitoso para todas vocês. Tenho Dona Débora como referência de mulher”, disse Paulo do Gás
Logo após, Débora Borges, agradeceu o convite e falou sobre o verdadeiro sentido de empoderamento feminino.
“Nossas mães foram educadas para ser submissas, com isso, nos educou de acordo com o conhecimento que tinham. Um ótimo exemplo disso, é aquela velha estória de que a menina pode lavar a calcinha e o prato e o memino não pode fazer nada em casa por que é macho, assim, nesse círculo vicioso, fomos formando feminicídas e homofóbicos. Ser empoderada, não é ser egocêntrica, o comportamento é acima de tudo, uma responsabilidade, é saber usar essa missão que o criador nos deu com responsabilidade”, afirmou Débora Borges.
“Meu primeiro emprego foi justamente com Tia Débora, e a mulher que sou hoje, agradeço a ela. Me sinto empoderada, em nome de toda a secretaria eu quero agradecer a vinda dela aqui para transmitir essa força para todas nós”, disse Ana Clébia, Secretária de Assistência Social.
A professora de Zumba, Leiliane Oliveira falou sobre sua história de vida e enfatizou a determinação que a mulher deve ter para superar as situações adversas.
“Após meu casamento, eu engordei muito, por conta dos excessos. Somos reflexo do ambiente em que vivemos, eu descontava meus problemas em comida, a partir de um certo momento, decidi mudar meu estilo de vida, então comecei a praticar exercícios físicos e voltei a estudar. No primeiro mês emagreci 8 quilos. Um tempo depois, fiz um curso de zumba, trouxe para Camacã, que de início encontrei resistência por parte de algumas pessoas, mas me usei como exemplo de que o zumba realmente funcionava. Hoje tenho 28 quilos a menos, não me sinto uma mulher emponderada ainda, pois tenho mais objetivos. O que tenho a dizer a cada uma aqui é: acredite em você e não desista, pois nada e fácil, mas também nada e impossível”.
Já na sexta feira,13, as usuárias do Centro de Referência a Mulher (CRAM), participaram de oficinas de Designer em sobrancelhas e confecções de laços e acessórios para cabelo.
A coordenadora do CRAM, Clébia Teles também destacou a importância do evento. “O evento tem como objetivo alertar mulheres para que possam se prevenir e saberem que em Camacã tem um órgão acolhedor e as oficinas tem como objetivo de gerar rendas e toná-las independentes”, concluiu.