“Briga política e nem o governo estadual nem o federal nos ajudam em nada”, desabafa prefeito de Itajuípe
Marconi Amaral (PSD), Prefeito de Itajuípe-Ba, usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre a falta de apoio dos governos federal e estadual para o combate ao coronavírus.
O vídeo foi compartilhado por diversos gestores da região, causando repercussão imediata.
O gestor afirmou que há uma “guerra política” entre os governos federal e estaduais, sem nenhuma solução para proteger a população nos municípios. “Até hoje, 26 de março, nós prefeitos, não recebemos nenhuma ajuda do governo federal, nem do estadual. Estamos sozinhos nessa batalha. Mas o que estamos vendo são distorções de informações”, afirmou.
Marconi também acusou os governos de omissão dos dados reais. Segundo o prefeito, o LACEN – Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia -, único laboratório autorizado a fazer os exames do coronavírus na Bahia, criou critérios quase impossíveis para fazer os exames e dar o diagnóstico. “São dados mentirosos e são muito maiores do que estão sendo divulgados. Em Itajuípe tivemos 84 casos e apenas 04 foram autorizados pelo LACEN. Imagina nas grandes cidades” comparou.
O prefeito afirmou ainda, que em vez de brigar politicamente, os governos deveriam estar criando ações consistentes para os municípios. “Peço aos prefeitos que são os que, verdadeiramente estão na linha de frente, que não esperem pelo governo estadual nem do governo federal. Os prefeitos estão passando por dificuldades no Brasil inteiro. Clamamos para que o governo estadual tenha ações mais enérgicas e direcionadas para os municípios, pois somos nós que estamos sofrendo pela falta de recursos para os municípios. Se não agirmos agora, será tarde demais” desabafou o prefeito.
O resultados de mais de mil exames, estariam na fila de espera do LACEN. Segundo a última atualização, até o final desta quinta, 26, 108 casos de coronavírus foram confirmados na Bahia.
VEJA VÍDEO: