POR FRED COSTA
Na manhã desta Segunda-feira, 30, a população da cidade de Camacã, foi ás ruas como em dias normais. Tumultos foram registrados em agência bancária e a PM foi acionada.
Mesmo diante da orientação da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e do decreto publicado pela prefeitura e dirigentes logistas, que impõe restrições devido a pandemia do novo coronavírus, o fluxo de pessoas no comércio de Camacã, na manhã desta segunda, 30, se assemelhava a qualquer outro dia útil.
Para tentar reforçar as orientações e conscientizar a população da necessidade de permanecer seguindo as normas que tentam evitar o alastramento da pandemia, o vice prefeito Paulo do Gás foi às ruas.
“Vivemos um momento com mortes por todo o mundo. Só devemos sair de casa em casos extremamente necessários. A administração municipal tem feito um trabalho intenso voltado às precauções e à proteção dos Camacãenses. Não podemos relaxar. Com o esforço de todos, vamos superar esse momento de desafios”, disse Paulo do Gás, que utilizou um carro de som.
Av. Dr João Vargens, Camacã.
A aglomeração maior de pessoas, foi na porta da Caixa Federal. A agência estava controlando a entrada de clientes e permitindo que entrasse apenas 05 de cada vez, gerando uma onda de reclamações e aglomerações do lado de fora. Durante o tumulto, a Polícia Militar foi acionada para conter os clientes. “Preciso sacar meu FGTS e estou vindo aqui desde a semana passada. Não estou conseguindo resolver. Ninguém da Caixa vem orientar a gente. Agora disseram que é para entrar de 5 em 5 clientes”, afirmou um usuário de Panelinha.
Não conseguimos falar com a direção da Caixa de Camacã.
No último fim de semana, alguns estabelecimentos comerciais, que não se enquadram entre os de ‘extrema necessidade’ como bares, também abriram as portas. A prefeitura informou, após nova reunião com lojistas, ocorrida neste domingo, que os infratores poderão ter o alvará cassado. A liberação para funcionamento está prevista para a próxima quinta, 03.
Com as indisciplinas, a Secretaria de Saúde do Município intensificou as ações que já vinham sendo tomadas. “Intensificamos as medidas preventivas, inclusive colocamos orientadores nas ruas para que os comércios que estão autorizados a funcionar, mas de maneira segura, com o uso de produtos de higiene pessoal para funcionários e clientes e a distância segura entre as pessoas. Intensificamos também, a fiscalização para com os que não estão autorizados e tentam desobedecer. Com relação a situação da Caixa Federal, assim que tomamos conhecimento, mandamos orientadores para controlar a situação”, esclareceu o Secretário de Saúde de Camacã, João Pio.