Localizado no centro de Camacã, antigo Beco do Mijo foi transformado em uma rua de mão dupla, iluminada, com canteiro central  e sinalização, e, abreviará o acesso entre as principais ruas da cidade

Fred Costa

Apesar de paralelas e bastante movimentadas, as vias Dr. Osvaldo Valverde – juntamente com sua extensão, a Carlos Gomes – e a Mário Batista, possuía uma grande falha que era motivo de reclamações: localizadas no centro da cidade, percorriam todo o comércio sem um ponto de ligação. Eram cerca de 700 metros que os condutores tinham que se locomover para trafegar entre ambas. Para os pedestres, o “Beco do Mijo”, era o único ponte de escape. Agora, com a abertura da nova rua, o antigo trajeto foi praticamente dividido ao meio.

A nova via, que é  uma das mais importantes interferências urbanas ocorridas no centro de Camacã, nas últimas décadas, foi inaugurada na tarde desta Sexta-feira, 05, possui mão dupla, canteiro central, iluminação e sinalização, e, homenageia o Padre Camacaense Odenilton Oliveira, falecido em abril de 2019. Parentes do pároco presenciaram o ato inaugural, além do Prefeito Oziel Bastos e do Vice Paulo do Gás.

O terreno na qual a nova via foi aberta e toda a obra, foram execultados com recursos próprios.

A professora Camacaense Eliana Matos, que há mais de 20 anos mora em frente ao local, presenciou a entrega da nova rua. “Para mim, a obra mais importante da cidade foi essa. Era muito perigoso, escuridão, assaltos… Hoje está linda e bem iluminada”, disse.

Morando em frente ao antigo “Beco”, Eliane comemorou a nova via

FAMILIARES

Os irmãos Osmário, Romário e Marcos Oliveira, se emocionaram durante o ato inaugural. Devido a pandemia do Covid-19, o pai do padre, não pode comparecer. “Acredito que os anjos estão se levantando no céu por uma homenagem ao meu irmão que foi um padre de verdade e que tanto contribuiu e contribui para nossa comunidade”, disse Osmário. “A família agradece a homenagem que o município faz ao meu irmão. Temos muita gratidão por toda a comunidade de Camacã, ao prefeito e ao vice Paulo do Gás”,  agradeceu Romário Oliveira.

O prefeito Oziel, lembrou que no seu primeiro mandato como vereador, havia feito a solicitação da abertura da rua. “Saúde os familiares do Padre Odenilton e os moradores mais próximos da Rua Padre Odenilton. Em meu primeiro mandato eu fiz exatamente este pedido mas não fui atendido e em nosso mandato tivemos o prazer de poder atender o pedido do vereador Vaguinho da Farinha, realizando a abertura de uma rua com essa qualidade, desde o calçamento até a iluminação de led que além de econômica, ilumina perfeitamente e fica bonito. Mais uma vez muito obrigado principalmente ao meu vice Paulo do Gás que é um excelente parceiro”.

Já Paulo do Gás, destacou a importância da obra para a melhoria da mobilidade urbana da cidade e enalteceu a homenagem a Odenilton. “Parabenizo a todos os moradores pela conquista e também o nosso prefeito Oziel Bastos pela realização de uma obra de tamanha importância para nosso município.  A gente fica feliz por transformar esse local em uma rua e principalmente pela nobreza do prefeito que mesmo não sendo católico, fez está homenagem ao Padre Odenilton”.

Autor formal do pedido, o vereador Waguinho da Farinha, agradeceu ao Prefeito pela aceitação da sua solicitação e rápida realização da obra. “Passo nesse beco há mais de 40 anos e hoje podendo ver uma rua com essa qualidade e beleza e saber que é fruto de um pedido meu, me deixa orgulhoso, ainda mais podendo dá-la um nome de um homem tão merecedor como o Padre Odenilton. Obrigado ao Prefeito Oziel por aceitar meu pedido, estou muito feliz”, agradeceu Waguinho.

Oziel e Paulo, em frente a placa que homenageia o Padre que dá nome a rua