” O município já registou duas mortes causadas pela variação P.1 do vírus, a mesma registrada em Manaus”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde.
O Hospital Manoel Novaes, que fica em Itabuna, tem 100% de ocupação nos leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, nesta sexta-feira ,5.
Ao todo, o hospital tem 16 leitos infantis: quatro de UTI, sendo três em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um particular, e 12 clínicos, sendo 10 em atendimento pelo SUS e dois particulares.
Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o Hospital Manoel Novaes registra 100% de ocupação em leitos pediátricos. A unidade é referência no atendimento materno-infantil na região sul do estado.
A secretária municipal de saúde, Lívia Mendes, afirmou que aumentou a preocupação com o agravamento da Covid -19 no município. Segundo ela, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), comprovou que Itabuna já teve duas ocorrências da variação P.1 do vírus, a mesma registrada em Manaus.
“Essa variante provocou a mortes de duas pessoas aqui na cidade, nos dias 18 e 19 de janeiro”, revelou Lívia Mende. Ela explicou que a variante é altamente agressiva, contagiosa e pode desencadear formas mais graves da Covid-19”, alertou.