Por Manuela Berbet
Pensar a saúde de Camacã é pensar na saúde de milhares de famílias também dos municípios de Arataca, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una, que fazem parte do CIMA, o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica. E neste momento delicado, o Hospital AMEC e suas equipes, seja de gestão ou de assistência, vêm fazendo uma enorme diferença.
Ao todo, são disponibilizados 30 leitos exclusivos para COVID-19, 10 de observação, sendo 2 salas vermelhas, e 20 internamentos clínicos. Na sua estrutura constam laboratório, raio-x, eletrocardiograma, câmara de desinfecção, dois ventiladores pulmonares e dois monitores multiparamétricos, em atendimento 24 horas e portas abertas para pacientes.
Logo na entrada, na tentativa de preservar a exposição dos funcionários ao vírus, o hospital possui, desde a sua abertura, uma câmara de desinfecção. Além disso, conta também com rigorosos critérios de proteção pessoal, com todos os EPIs e seguindo protocolos de paramentação e desparamentação dos profissionais, momentos de maior risco de contaminação.
Hospital AMEC em números:
Desde a sua abertura, em junho de 2020, o Hospital AMEC segue em ritmo acelerado em atendimentos e internamentos de pacientes com a COVID-19. Em junho, 11 pessoas foram internadas com vírus. Na sequência, houve um aumento significativo, com 51 em julho, 53 em agosto e 60 em setembro. Em outubro, uma melhora nos números sinalizava uma estabilização da doença no país, e em Camacan não foi diferente. Sua taxa de internação caiu para 38, caindo ainda para 30 em novembro, voltando a subir em dezembro, com 50 pessoas internadas.
Em janeiro de 2021, 24 pessoas foram internadas, e em fevereiro o retorno para um número elevado demonstra a segunda onda da doença em fase aguda, e mês foi fechado com 55 pacientes internados. Ao todo, a instituição comemora 297 altas médicas.
Assistência de qualidade comprovada em números
Ainda que com a alta da doença em diversos momentos, comprovado nas taxas de internamento, é importante ressaltar a qualidade da assistência médica dos pacientes do Hospital AMEC, e os números comprovam isso. A taxa de mortalidade global pela COVID-19, tanto de pacientes SUS quanto pacientes de instituições particulares, tem uma média geral de 50%, enquanto no Hospital AMEC a taxa é de 5%. Assim, estamos falando de uma das menores taxas de mortalidade do país.
Acolhimento durante e pós internamento
Um dos setores de grande importância no tratamento e restauração dos pacientes acometidos pela COVID-19 no Hospital AMEC é a assistência social. Logo na entrada, os mesmos fazem uma triagem, que ajuda a diagnosticar não somente a doença em si, mas as situações de vulnerabilidade que os mesmos possam estar expostos após a alta médica.
Assim, já é em casa, todos os pacientes recebem uma visita da equipe, chamada Visita Pós-Alta. O propósito, além de orientar quanto aos cuidados e possíveis sequelas da COVID, é também o acolhimento emocional, demonstrando o carinho e a preocupação da instituição com a população de Camacã e todos os municípios vizinhos.