“A saúde das relações humanas consegue fazer com que as comunidades cresçam de forma sustentável, olhando com cuidado para as pessoas que estão do seu lado, se preocupando em melhorar a produção e em acessar mercados” – Manoel de Matos, Palestrante e Engenheiro Agrônomo.
Por Fred Costa
O cooperativismo é uma importante forma de associação, que propõe diversas configurações de trabalho associado como meio de alcançar objetivos comuns. Sem distinção de raça, cor, gênero, circunstância econômica ou social, o cooperativismo contribui para erradicar a pobreza.
Em todo o mundo, este modelo de negócio é a fonte de renda de mais de um bilhão de pessoas, e, em Camacã, esse modelo também está sendo fomentado.
Pensando no fortalecimento das sociedades rurais e nos pequenos agricultores, a Prefeitura de Camacã, em parceria com o SEBRAE, realizou na manhã desta quarta-feira, 1º, a palestra DESAFIOS DA COOPERAÇÃO, e a peça teatral SOMOS TODOS JOSÉ, voltada para produtores como modo de vida e linguagem simples.
O ator e palestrante paulista Manoel de Matos, usou a linguagem do “Homem do Campo” para ser melhor compreendido pelas dezenas de pequenos agricultores que lotaram a Biblioteca Municipal, sobre a importância da cooperação.
Vestidos de personagens que retratam o lavrador, Manoel de Matos abordou 04 conceitos básicos.
- Configuração dos Grupos (Como os grupos são formados)
- Identidade (História e Imagens)
- Organização social (Líderes e Liderados
- Funcionamento (Ética e Cotidiano)
“Nós precisamos desenvolver a saúde das relações humanas. Daí conseguiremos fazer com que as comunidades cresçam de forma sustentável, olhando com cuidado para as pessoas que estão do seu lado, se preocupando em melhorar a produção e em acessar mercados. Precisamos desenvolver grandes líderes, pois, o verdadeiro líder direciona sua equipe para bons lugares e os resultados são visíveis” destacou Manoel de Matos.
Já o prefeito Paulo do Gás, falou sobre a importância da agricultura para o município e do potencial do homem do campo. ” Sabemos da importância da agricultura para nossa cidade e o cooperativismo nos dará muita mais força econômica. Estamos à disposição de vocês e continuaremos unindo todas as nossas forças para melhorar a vida do agricultor”, disse o prefeito Paulo do Gás.
O secretário Municipal de Agricultura de Camacã, Everton Ferreira destacou a importância da união para o fortalecimento e da necessidade da busca de recursos e desenvolvimento socioeconômico no agronegócio, assim como em toda a sociedade.
“A palestra nos alertou para a importância da união. Inclusive para cobrar das autoridades, as melhorias que precisamos na região onde vivemos”, disse Sr. José Gregório, agricultor e morador na Fazenda Coração de Jesus.