Uma ação que prevê a desospitalização precoce e segura de pacientes, para o tratamento domiciliar, evitando riscos oferecidos pelo ambiente hospitalar, o programa também beneficia pessoas que estejam em situações nas quais o tratamento em casa é o mais indicado.
Por Fred Costa
Com objetivo de melhorar e ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores, a Prefeitura de Camacã implantou, nesta segunda-feira,24, o Programa de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”. Uma ação que prevê a desospitalização precoce e segura de pacientes para evitar risco de infecções ou outros agravamentos do ambiente hospitalar. Além disso, o programa também beneficia pessoas que estejam em situações nas quais o tratamento em casa é o mais indicado.
O paciente passará por uma triagem e o que se enquadrar no perfil do programa, será atendido em casa
como todo os suporte de um internamento hospitalar. A coordenadora do ‘Melhor em Casa’, Jaqueline Leite, lembra que o programa reforça a diretriz do governo municipal em expandir a Atenção Básica e Domiciliar para os munícipes.
“Mesmo antes da existência do Programa, nós já assistíamos pacientes em domicílio, com o todo aparato que o programa oferece, estaremos bem mais preparados para realizar todo o acompanhamento necessário, reintegrando os laços familiares e afetivos e proporcionando suporte de uma internação domiciliar”, explicou Jaqueline.
O secretário Municipal de Saúde de Camacã, João Pio afirmou que, “a desospitalização é uma ação de extrema importância dentro do tratamento do paciente. Sabemos que a cura é mais rápida estando no lar e junto da família, por isso, o programa chega para atender todo o processo nos casos de média e alta complexidade dando continuidade à internação e tratamento na residência com medicação, acompanhamento necessário e qualquer procedimento que complemente à Atenção Básica. O serviço é complementar, e não substitutivo”, explicou João Pio.
Já o prefeito Paulo do Gás, agradeceu a a dedicação do secretário Municipal de Saúde e toda a sua equipe, agradeceu a colaboração do Poder Legislativo e pediu que os profissionais de saúde tratem os pacientes como gostariam de ser tratados, “Quero parabenizar o secretário João Pio e toda a sua equipe pela dedicação, agradecer ao Poder Legislativo por contribuir com o mais esta conquista. Quero desejar bênçãos Divinas e sorte à todos os colaboradores, e, quero lembrar que, qualquer servidor público precisa tratar as pessoas como gostaria de ser tartado. Nenhum servidor público trabalha de graça, por isso tratem as pessoas com respeito, educação e ética”, disse Paulo do Gás, prefeito de Camacã.
Entre os benefícios do ‘Melhor em Casa’ estão a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos pacientes em seus próprios domicílios; a redução do período de internação, diminuindo o risco de infecções dos pacientes; e a melhoria da gestão dos leitos hospitalares, evitando a superlotação de serviços de urgência e emergência.