“Durante esse anos todos, tinha muita goteira e nossas mercadorias molhavam. Hoje parabenizo o prefeito Paulo do Gás por essa linda feira” – Maria da Conceição, feirante há 30 anos
Por fred Costa
“Os shoppings centers das cidades do interior são as feira livres. É lá que todos se encontram, pessoas de todas as classes sociais”. Foi assim que o deputado Estadual Rosemberg Pinto, destacou a importante das feiras, na inauguração da nova Feira Livre de São João do Panelinha, distrito de Camacã, inaugurado neste sábado, 29.
O espaço recebeu o nome do feirante e ex-vereador Van carnes, que faleceu em 2021, vítima do Covid-19. O evento contou com a presença dos familiares do homenageado, do secretário de Desenvolvimento Rural – SDR, Josias Gomes, dos prefeitos: Valete, de Jussari – Presidente do CIMA-, Marconi Amaral (Itajuípe e Presidente da AMURC), Babi, Pau Brasil e Arnaldo Lopes, de Mascote, além de vários vereadores, secretários municipais e da comunidade local.
“Agora os comerciantes terão um lugar digno para comercializar seus produtos. Aproveitamos para homenagear um grande homem, comerciante e ex-vereador, Van Carnes. Queremos agradecer ao secretário Josias Gomes, ao deputado Rosemberg, ao nosso conterrâneo, chefe de gabinete e ‘embaixador de Camacã’, Jeandro Ribeiro, ao governo do Estado, a todos aqui presentes e, quero dividir essa alegria com o amigo Oziel”, agradeceu o prefeito Paulo do Gás.
Um dos familiares de Van Carnes, presente, foi seu filho Felipe Mota. “Agradeço a Deus pela oportunidade, ao prefeito Paulo e o vice Rai, ao secretário Everton Silva e ao secretariado, e, em nome da Família Mota, agradecemos pela lembrança e consideração. É uma honra ser filho de Van Carnes, que sustentou toda a nossa família através dessa feira. Obrigado prefeito por essa homenagem”, agradeceu.
O secretário de Agricultura de Camacã, Everto Silva, informou que já foram instaladas 70 barracas padronizadas. “A nossa secretaria tem trabalhando intensamente no desenvolvimento da agricultura familiar e essa feira livre é uma forma de as pessoas trabalharem de forma mais digna”, disse o secretário.
Durante a cerimônia, Paulo do Gás anunciou que já está autorizado a construção de um novo galpão anexo, com 19 boxes para venda de derivados de carne. Também foram entregues títulos de terra a produtores rurais de Camacã.
O galpão da feira livre de São João do Panelinha, que foi totalmente reconstruído