“Os criminosos estão se utilizando da causa indígena para instaurar o terror no campo”, afirma a denúncia.
Proprietários da Fazenda Santa Rita, localizada em Prado, denunciam que um veículo oficial da Fundação Nacional do Índio (Funai) vem sendo utilizado por homens armados para invadir a propriedade.
De acordo com informações, os donos da área afirmam que “os criminosos estão se utilizando da causa indígena para instaurar o terror no campo”. A invasão teria tido início há cerca de um mês e meio.
O veículo citado pelos proprietários, modelo L200, aparece em fotos e vídeos registrados por um drone no último sábado, 20. Ao perceberem as filmagens, os invasores dispararam tiros contra o equipamento e perseguiram o cinegrafista por mais de 20 km, até quando ele teria conseguido despistar os suspeitos.
“A Fazenda Santa Rita, propriedade produtiva totalmente regularizada e titulada há mais de 40 anos, possui mais de 50% de suas áreas como mata protegida, vizinha ao Parque Nacional do Descobrimento, está invadida desde 22 de Junho de 2022 e desde então sofre com saques e incêndios criminosos”, denunciaram os proprietários.
A Funai disse que protocolou um pedido de busca e apreensão do veículo “retido indevidamente por indígenas, assim como tem encaminhado os relatos, vídeos e fotos que tem recebido para apuração de potencial repercussão criminal junto da Secretaria de Segurança Pública na Bahia e Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, tendo prestado apoio às autoridades policiais para a devida apuração dos fatos ocorridos no Sul da Bahia”.