O evento é considerado o “funeral do século”, pois a última pessoa a ter um funeral de Estado no Reino Unido foi o ex-premiê Winston Churchill, em 1965, que liderou o país durante a Segunda Guerra Mundia.
Após 12 dias de cerimônia, o caixão com o corpo da rainha Elizabeth chegou nesta segunda-feira, 19, ao Castelo de Windsor, onde ocorrerá o sepultamento.
O evento é considerado o “funeral do século”, pois a última pessoa a ter um funeral de Estado no Reino Unido foi o ex-premiê Winston Churchill, em 1965, que liderou o país durante a Segunda Guerra Mundial.
O local era considerado preferido por Elizabeth. Lá ela viveu momentos marcantes da sua vida, como a coroação e o casamento com o príncipe Philip.
Durante a manhã foi realizado o funeral de Estado na antiga Abadia de Westminster, em Londres. A lista de convidados para o serviço incluiu cerca de 500 dignitários estrangeiros e cerca de 100 outros chefes de estado.
A coroa que acompanhou a monarca desde o início do reinado, há 70 anos, só foi afastada do caixão no último instantes, antes do sepultamento, após a missa.
Além da coroa, o cetro e o globo também foram levados por um membro da igreja anglicana. O último evento será uma cerimônia religiosa menor, com cerca de 800 convidados, incluindo funcionários do castelo e a família.
Elizabeth II morreu aos 96 anos em 8 de setembro.