O evento é marcado por pessoas que pagam promessas e celebram o sincretismo religioso. Para muitos fiéis, o ano se renova após a famosa data.
A Lavagem do Bonfim volta a ser realizada nesta quinta-feira, 12, após dois anos sem os festejos de rua em Salvador, por causa da pandemia da Covid-19.
São cerca de 280 anos de devoção, com tradições e manifestações de fé que se reafirmam na caminhada de mais de seis quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, na capital baiana
A Lavagem do Bonfim é marcada por pessoas que pagam promessas e celebram o sincretismo religioso. Para muitos fiéis, o ano se renova após a famosa data.
A programação completa dos festejos se iniciou com o novenário na quinta-feira, 05. O hino, inclusive, completa 100 anos em 2023.
A imagem peregrina do Senhor do Bonfim será levada para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em procissão marítima, que poderá ser acompanhada pelos fiéis.
Depois da lavagem, nesta quinta-feira, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até as 18h. A festa ao santo será até o dia 15 de janeiro, primeiro domingo após a lavagem, data principal dos festejos.
Por causa da celebração, o sistema de transporte, o Elevador Lacerda e o planos inclinados funcionarão com horários e tarifas diferentes do dia a dia.