“Hoje poderia ser uma data importante, mas não podemos comemorar assassinato de ìndio. Perdemos mais um membro no último sábado, 15”- Cacique Nailton Pataxó Hahahãe.
Por Fred Costa
A Bahia é o estado brasileiro com a segunda maior população indígena recenseada, conforme foi apurado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no quarto e último balanço de coleta do Censo 2022, em dezembro do ano passado.
Um dos lideres do Posto Indígena Caramuru/Paraquaçu de Pau Brasil, o Cacique Nailton Pataxó, 77 anos, falou ao Folha do Cacau, sobre a luta contínua como liderança há mais de quarenta anos. “Hoje poderia ser uma data importante, mas não podemos comemorar assassinato de ìndio. Perdemos mais um membro no último sábado, 15. Além disso ficaremos muito felizes quando podermos escolher nossa própria data e não pegar carona em uma data que na verdade é o dia do Exercito. Estou na liderança há 48 anos e penso que precisamos continuar lutando”, afirmou o Cacique.
A terra indígena Caramuru-Paraguaçu é uma terra indígena de usufruto do povo pataxó hã hã hãe, localizada no sul da Bahia, no Brasil. Possui 54 105 hectares e foi delimitada em 1937 pelo Serviço de Proteção ao Índio, integrando os municípios de Pau Brasil, Itajú do Colônia e Camacã.