Nesta segunda, 15, o boato da sua morte chegou a ter destaque nos principais portais de notícias do estado. A Prefeitura de Itororó chegou a publicar decreto de luto oficial de 3 dias.
Diferente do que fora anunciado anteriormente, o ex-prefeito de Itororó, Edineu Oliveira (União Brasil) não faleceu e segue internado, em estado grave, em Salvador. A notícia, agora categorizada como falsa, causou uma enorme comoção na cidade, neste domingo, 14.
A informação tomou conta do noticiário regional e estadual nesta segunda-feira,15, chegando a ter destaque em diversos portais como Bahia Notícias, G1 Bahia e Metro1. A Prefeitura de Itororó também ressaltou a informação em suas redes sociais e chegou a publicar decreto de luto oficial de 3 dias.
A falsa notícia estava sendo disseminada através das redes sociais, e um blog da cidade, publicou uma errata desmentindo a morte do ex-Prefeito. Edineu, que tem 67 anos, possui um quadro de saúde delicado e está sendo acompanhado de perto pela junta médica.
Ele foi Prefeito de Itororó por duas oportunidades, entre os anos de 1989 e 1992, e entre 1997 e 2000. Um dos principais representantes do Carlismo – é o termo utilizado para designar o grupo em torno da liderança de Antônio Carlos Magalhães durante quatro décadas, no Médio-Sudoeste da Bahia, Edineu ficou em 2º lugar nas disputas eleitorais da cidade nos anos de 2000, 2004 e 2008. Sua filha, Lieska Melo, foi eleita como vice-prefeita, em 2012.
Nos últimos anos, o político se manteve como Presidente de Honra do União Brasil. Ex-prefeito de Itororó, Edineu Oliveira, segue vivo e internado em hospital de Salvador, Sites da região e do Estado destacaram uma suposta morte do líder político, no entanto, informação era boato.